Observatório Alviverde

08/03/2010

PALMEIRAS X SERTÃOZINHO; CLEITON XAVIER E O TÉCNICO DO SERTÃOZINHO SALVARAM A NOSSA BANDA!

O Sertãozinho, quem diria, virou mar e despejou um tsunami em cima do Palmeiras que, por pouco, não se afogou.

Nós que, ultimamente, sucumbimos a qualquer marola, vimos de perto o touro vestido de zebra quase tirar-nos, precocemente, da luta pelo Paulistão 2010.

Tradicionalmente, time mais fracos tipo o Sertãozinho, se agigantam e se superam quando jogam com o Verdão. Fazem sempre o jogo da vida e, não raro, surrupiam-nos preciosos pontos!

Interessante é que as equipes menores, têm comportamento e atitudes muito diferentes ao enfrentarem Bambis, Gambás e Sereias, clubes contra os quais se apequenam, se inferiorizam e dão o pescoço ao abate.

O Sertãozinho confirmou, outra vez, a regra, e, por pouco, o Palmeiras não bancou novamente o Robin Hood da noite em um jogo repleto de emoções.

Há algumas perguntas importantíssimas a serem feitas, a propósito das relações de jogo entre as equipes, denominadas pequenas, e o Palmeiras.

São elas que se agigantam, ou o Palmeiras que se apequena?

A força delas é a nossa fraqueza?

Ou a nossa fraqueza é que é a força delas?

O Palmeiras X Sertãozinho estampou claramente essa faceta indesmentível do atual momento de nosso clube.

O Verdão iniciou o jogo psicologicamente abalado, incerto, indeciso, sem autoconfiança errando passes em demasia...

Entretanto, com passar do tempo e com o gol de Lenny, readquiriu o equilíbrio emocional, mas, ainda assim, constatou-se que esse não era o único problema.

O que faltava, então?

Simplesmente o mais importante, bola!

De fato, numa análise fria, sem fanatismos ou paixão, nota-se, claramente, que falta capacidade técnica ao time palmeirense.

Com os jogadores do atual elenco, temos condições de armar uma boa defesa e, até, um ótimo meio de campo, mas, definitivamente, não temos ataque.

Nosso ataque é uma lástima no conjunto e nas individualidades.

Então, como fazer gols? Sem gols não se pode ganhar... É a lei do futebol...

Eu fico triste quando o Lenny faz gol porque ele continua no time e o Palmeiras se acomoda imaginando que Lenny é a solução.

Em oito jogos neste paulistão fez dois gols e grande parte da torcida e da diretoria o consideram ótimo, um craque.

O jogo de ontem contra o Sertãozinho realçou novamente o que todo mundo já sabia.

Temos um time excessivamente leve que, mesmo leve, não consegue ter velocidade.

Sem força e sem velocidade não se ganha de ninguém.

Não temos uma coisa, nem outra e, talvez, seja essa a explicação de porquê perdemos tanto.

Falta-nos imposição no meio de campo, personalidade no toque de bola, sentido de profundidade ofensiva, agudeza, picardia e poder de arremate.

Isso sem contarmos também com a necessidade da definição imediata de uma espinha dorsal e da introdução de líderes atuantes e maduros nas posições-chaves.

Do ponto de vista tático, a previsibilidade é a nossa marca registrada exceto em alguns raríssimos momentos quando Diego ou Cleiton conseguem improvisar, esbanjar talento e fazer a diferença.

Continuamos sem chutadores para perto ou longe do gol.

Não temos bons cobradores de faltas a qualquer distância.

Sequer dispomos de homens suficientes para os cruzamentos em escanteios ou para municiar o jogo aéreo e criar problemas às defesas adversárias.

Vejam que contra o Sertãozinho escapamos da derrota com três gols no abafa, mormente os dois gols finais, jogando à Muricy, não à Antonio Carlos.

Sublinhe-se que viramos e ganhamos com os lapsos de genialidade de um jogador chamado Cleiton Xavier, a expressão superlativa do jogo, a quem devemos, certamente, esta vitória.

Nossa tarefa, ontem, foi facilitada pelo recuo exagerado do Sertãozinho que, estabelecida a vantagem de virada, 2 a 1, abdicou de atacar.

O Sertãozinho sempre muito perigoso nos contrataques, ao virar o placar, permaneceu atrás da linha da bola, de sua intermediária para trás, e passou só a se defender.

O grande pecado do time interiorano, foi o de se apequenar diante do Palmeiras fiando-se em um resultado mínimo e enganoso, perfeitamente superável em decorrência do vasto tempo que ainda seria jogado, da melhor qualidade técnica e do peso do adversário.

Com essa atitude defensivista, o Sertãozinho forneceu a senha para que o Palmeiras não se preocupasse mais com a defesa, adiantasse os alas, os beques e os volantes e que o sufocasse dentro de seu próprio campo.

Apenas e tão sòmente por esse aspecto estratégico equivocado de nosso adversário, encontramos condições favoráveis para virar um jogo tenso, nervoso, sofrido em que estávamos psicologicamente, mais do que abatidos, arrasados.

Há que se reconhecer, entretanto, o grande empenho e o jogo de entrega e superação do time palmeirense, não obstante a modéstia e a indigência de seu ataque.

Cleiton Xavier e o técnico do Sertãozinho, desta vez, salvaram a nossa banda!


DEIXE O SEU COMENTÁRIO













COMENTE:

12 Comentários:

  • Às 8 de março de 2010 às 18:53 , Anonymous Alceu Gutierrez disse...

    Acho que hoje não tem geito e a gente vai ganhar porque se não ganhar é melhor colocar os meninos da base para jogarem porque eles deram um chocolati na copa são paulo
    Meu palpite é 4 a 0 para o verdão
    Um abraço a todos.

     
  • Às 8 de março de 2010 às 19:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Olha a verdade é que o verdão está perdendo muito, não acho difícil sertãozinho fazer uma goleada, já que está lá na zona do rebaixamento...

    Mais eu acho que o palmeiras deixa muito a desejar com o elenco que tem, poderia facilmente ir para o campo de ataque com velocidade, mesmo que fose para ganhar de 1x0, mas que ganhasse para subir na tabela, se o verdãom continuar do jeito que está perdendo, não é dificil xegar na zona do rebaixamento...

    Mais vamos lá, Palmeiras vamo tenta vira pra cima deles ;D

     
  • Às 8 de março de 2010 às 19:50 , Anonymous SERGIO disse...

    ..
    DUVIDO!!!

    DUVIDO que o Palmeitas tropece de novo!!!

    VAMOS LÁ PALESTRA!!! A maré provocada pela incompetência generalizada, imposta por esta Administração atual, uma hora acaba...

    Não é falta de sorte...

    É NEGLIGÊNCIA, IMPERÍCIA, e falta de vergonha na cara!!!

    PALMEIRAS É MAIOR QUE VCS DIRIGENTES, JOGADORES, ETC...

    VENCER um timeco desses, é mais que obrigação.

    SE ASSIM NÃO FOR, pode parar!!!

    Mas acredito PIAMENTE na vitória hoje!!!

    Já no DOMINGO...ai..ai..ai...rsss

    SAUDAÇÕES PALESTRINAS!!!
    ..

     
  • Às 8 de março de 2010 às 21:57 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Eu estava vindo para o computador e ia dizer que ninguém se enganasse com o 1 x 0. Nem bem sentei e já ouvi o gol do Sertãozinho. Eu ia dizer que o Lenny fazer gols é ruim pra nós porque ele continua no time e não é jogador ao nível do Palmeiras.
    Precisamos acabar com o excesso de jogadores baixos e fracotes que tem o nosso time. Os adversários, por piores que sejam, ganham da gente à base da força. Enquanto não formarmos times altos, fortes e competitivos não vamos sair de onde estamos. Não temos presença em campo. Baixote só se for da categoria do Valdívia ou da força do Madson do Santos. Não sou eu que estou dizendo, é o próprio futebol moderno que exige.

     
  • Às 8 de março de 2010 às 23:22 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES..

    Lenny, Lovinho, Willian, Eduardo...etc. etc...enfim... ESSES JOGADORES NÃO SERVEM.

    3 X 2. Que sufoco. Marcar faltando 20 segundos p/ terminar... (o 2º gol deles foi roubado).

    2 (duas) coisas me chamaram a atenção:

    1) a recuperação do Xavier (excelente).
    2) segundo a SPORTV-PFC, o Vítor-Goiás está por detalhes p/ assinar...que seja benvindo!!!

    BOA NOITE AMIGO.
    ..

     
  • Às 9 de março de 2010 às 00:50 , Anonymous zé verdão disse...

    o q vcs tem contra o Eduardo???
    só pq é franzino??!!!..
    Realmente...estava melhor com a lesma do Figueroa...
    Por isso o Palmeiras não revela ninguém....
    Vcs acham q o cara tem q ser brilhante sempre...as isso acabou amigos...os brilhantes ja são vendidos para a Europa ainda na base....
    entao acostumem-se....e o Eduardo não é pior do que os laterais do outro time...
    de um tempo ao rapaz pô!!!

     
  • Às 9 de março de 2010 às 08:22 , Anonymous Anônimo disse...

    Prezados Palestrinos,

    Parece brincadeira, mas estamos comemorando uma vitória, no sufoco, contra o lanterna do Campeonato.
    Sinceramente Alcides, não vejo que as equipes pequenas entram em campo de forma diferente contra o Palmeiras e os outros grandes da Capital. Infelizmente, há muito, o Palmeiras se apequenou e joga de igual para igual com os times do interior, e ganha força extra quando enfrenta os grandes clássicos. Hoje, essa é a nossa realidade. Tirando uma temporada ou outra (último título do Paulistinha) não temos ganhado nada e pouco incomodado os adversários. Ganhamos sim muita dor de cabeça e mais alguns fios de cabelo branco. Temos torcido por jogadores que não estão nem aí para a vitoriosa história de nossa equipe. Ganhar ou perder, para eles, tanto faz.
    Confesso que ando meio cansado dessa história toda, principalmente porque não vejo nada sendo feito, pelo contrário, os caras cometem sempre os mesmos erros.
    Infelizmente, a médio prazo seremos uma Portuguesa da vida.....

    Enzo Martinelli

     
  • Às 9 de março de 2010 às 11:51 , Anonymous Ney Verde disse...

    Alcides e amigos:

    - Há muito tempo, já acontece de ninguem nos respeitar, nossos diretores, foram acabando com o que o palmeiras tinha de maior, suas glorias, suas conquista, hoje ninguem mais nos respeita, seja dentro ou fora de campo, é uma verdadeira casa da mãe juana.

    - Como você disse, é preocupante, qdo um trapilho como o tal LENNY faz gol, os incompetentes vão tentar enganando a gente por mais tempo.

    - Considero uma falta de respeito com os torcedores, e principalmente com a entidade Palmeiras, esses incompetentes contratarem e colocarem para vestir o nosso manto, individuos grotescos do nivel de ROBERT, LENNY, esse primeiro, é o fim, como pode ser tão ruim...

    - Outra jogadores, como WENDELL, LOVINHO, WILLIAN, SOUZA, jamais consegue dar sequência em suas carreiras em outo clube, já foram testados esperimentados, e esta na cara que não tem futuro, mas para os incompetentes eles servem para continuar nos enganando.

    -É lastimavel ver nosso glorioso Palmeiras jogar, ninguem mais respeita, virou cochorro morto, todo mundo chuta, ate a juizada se sente a vontade para nos prejudicar.

    -Ate parece que esses senhores, querem realmente nos afundar cada vez mais, para tirar proveito de alguma situação, tanta é as coisas erradas.

    -Quanto ao MARCOS, com todo rspeito que tenho por ele, como um dos maiores idolos dos ultimos tempos, esta na hora de seriamente estudar a possibilidade de parar já, ele esta desgastado, nota-se sua cara de desanimo, tem prejudicado muito o elenco tanto no sentido técnico, como no sentido moral.

    -Estamos precisando de gente competente fora de campo, nossos jogadores se lesionam facilmente, ficam muito tempo em tratamento, as contratações não entram em forma.., É TUDO ERRADO....

    -Hoje não temos um atacante que chegue nem na sombra do OBINA, foi dispensado no calor de um DIRETOR, amador, que não tem critérios, e nem analiza as situações para tomar suas atitudes, gostaria de saber se fosse jogador da TRAFFIC, se ele tinha a mesma postura...

    -Então o que vemos, é puro amadorismo, e muita incompetência, e por outro lado muito interesse particular, INFELIZMENTE ESTÃO USANDO O NOSSO PALMEIRAS, E QUE SE FODA NOSSA TORCIDA, NOSSO PASSADO, NOSSA GLORIAS...........

    Ney Verde.

     
  • Às 9 de março de 2010 às 11:52 , Anonymous vladimir rizzetto disse...

    Não sei o que pensar desse time…
    Eu só espero que essa vitória, do jeito como foi, sirva de exemplo para esses jogadores.
    Que eles entendam de uma vez por todas que confiança, coragem, garra e determinação são quesitos fundamentais para um time vencedor.
    É claro que a parte tática e técnica também são importantes, óbvio, porém, o Antonio Carlos pode cuidar bem dessas questões. Pelo menos eu acho…
    O jogo contra os sardinhas é uma oportunidade especialíssima para este time mostrar que tem valor.
    Impossível um jogador de futebol não se motivar para uma porfia desse porte: o adversário é o líder invicto, apontado como o grande favorito ao título e tido como o time mais habilidoso do País.
    Precisa mais?
    Se eu fosse jogador de futebol, adoraria entrar em campo para “arrebentar” os dois protegidinhos da imprensa: Robinho e Neimar.
    O Paulista de Jundiaí, encarou pra valer o Santos. Perdeu, é fato, porque a diferença técnica é muito grande, porém, mostrou grande espírito de luta e o time da baixada teve que suar sangue para conquistar a vitória!

     
  • Às 9 de março de 2010 às 12:51 , Anonymous Felippe (antigamba) disse...

    Boa tarde amigo Alcides. Serei breve, o Robert nao pode ser atacante do verdao, o Palmeiras tem que trabalhar nas estreias pendentes, o Vitor sera muito bem vindo, precisamos de um centroavante que faça gols. Grande abraço e breve estarei atualizando meu blog. Forte abraço!

     
  • Às 9 de março de 2010 às 14:04 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES E DEMAIS COMPANHEIROS

    A contratação de VITOR do Goiás me dá a acerteza de que o projeto agora é BRASILEIRÃO.

    Vitor não pode ser inscrito nem no Paulista e nem na Copa do Brasil.

    Portanto, eles já estão pensando em 08 de maio, quando começa o Brasileirão.

    Pode ser que venha alguma coisa do exterior para Copa do Brasil, mas não creio muito não.

    E sobre o jogo de ontem, valeu pelos 3 pontos.

    Saudações Palestrinas.

     
  • Às 9 de março de 2010 às 19:40 , Anonymous Alvaro Martins - Salvador Bahia disse...

    Patético Palmeiras. Teve que se superar para ganhar do todo poderoso sertãozinho. Que vexame. Olha eu não sou contra a saida do Wendel. É so mais um esforçado. Se o Goiás tirar o Sacconi e o Lovinho e o William melhor ainda. Por que não leva o Lenny de contrapeso? Axé -
    Alvaro Martins-Salvador-Bahia

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial