Observatório Alviverde

01/11/2016

PARA O PALMEIRENSE LER, REFLETIR E NÃO SE DEIXAR CONTAMINAR PELO PESSIMISMO E PELO DERROTISMO!!


Amigos palmeirenses do OAV!

O que vou relatar aqui, você não verá em TV, não ouvirá no rádio, não lerá nos jornais e nem tomará conhecimento senão por um ou outro site de palmeirenses. 

Tive muito trabalho mas fui buscar na fantástica história do Palmeiras situações que se adaptem, perfeitamente, ao momento que vivemos, a fim de conter as gigantescas ondas de negativismo e pessimismo que, infelizmente, estão brotando do próprio seio de nossa torcida. 

É inacreditável que após campanha regularíssima, bem melhor que a dos concorrentes, e mantida -ainda- uma boa diferença de cinco pontos em relação ao segundo colocado, uma derrota normal para o Santos na Vila Belmiro tenha o poder de instalar tanto medo e pânico no torcedor do Verdão.

O interessante é que, além da diferença em si, enorme, existe a predominância clara do Palmeiras em todos os itens de desempate previstos pelo regulamento, mas nem isso impede a existência e a multiplicação do derrotismo. 

Perder, (quem não sabe?) faz parte do jogo e pode ocorrer, embora seja pouco provável que aconteça! 

Se -por desventura- acontecer constituir-se-á em uma das maiores zebras e surpresas da história do Brasileirão, mas zebras não é todo o dia que se manifestam ou que as podemos ver!  

Quem conhece a história recente do Palmeiras sabe, perfeitamente que, em situação alguma ou em momento algum o clube teve facilidades para vencer qualquer torneio ou campeonato mesmo que respaldado por seus melhores times da história. 

Quando, apesar da frente de cinco pontos e da boa vantagem no saldo de gols e em todos os ítens de desempate estabelecidos sobre um primeiro concorrente, o Fla e maior em relação ao Galo e às Sereias é insuficiente para estabelecer a confiança da conquista do título torna-se necessário abrir os olhos de muitos... 

Por tudo isso, sugiro, leiam esta matéria até o final. 

Sei que é extensa porém muito interessante e importante e elucidativa, na medida em que explica uma situação que tem levado grande parte da torcida alviverde às perigosas desconfiança e desesperança, sem motivos que as justifiquem!

Para que a torcida palmeirese reaja e se afaste dessa faixa vibratória negativa, vou mostrar e comprovar que em 90% das vezes (ou mais) em que o time foi para as finais de qualquer campeonato, a vida do Verdão nunca foi fácil.

Tomo como base o meu tempo de acompanhamento do Palmeiras (já se vão quase 70 anos) e chamo-lhes a atenção para algo comum na história do clube (independentemente dos esquadrões das respectivas épocas), que se repete, outra vez, na reta de chegada do Brasileiro deste ano:

O Palmeiras -com exceções pontualíssimas- sempre encontrou dificuldades nas decisões e muito poucas foram aquelas em que o time, mesmo vencedor, conseguiu ganhar fácil, atropelar os adversários, vencer por resultados elásticos ou com alguma facilidade.

A primeira conquista verde (acompanhei pelo rádio) foi a que eu reputo como a maior entre todas, a Copa Rio de l951. 

O Palmeiras, então, empatou na garra e na marra com a Juventus de Turim (2 x 2) e ficou com o Mundial. Perdia por 1 x 2 até os 32 minutos do 2º tempo, quando Liminha estabeleceu a igualdade que levou o Verdão ao título. Foi mole? Claro que não!!!

Fenômeno parecido ocorrera antes, no Palmeiras X Bambis, o famoso "jogo da lama" que decidiu o Campeonato Paulista de l950, e ganhou este apelido porque foi disputado sob chuva torrencial enlameando os uniformes dos clubes.

Jogado no Pacaembu teve o 1º tempo dominado pelos Bambis que só não ampliaram o 1 x 0 obtido logo aos quatro minutos, porque Oberdan cumpriu naquele jogo a maior performance individual de um goleiro em toda a história do estádio, desse tempo aos dias de hoje!

Derrotado no 1º tempo por 1x0, o time do Palmeiras foi, no intervalo, para o vestiário dominado por um grande sentimento de inferioridade.

O desânimo era de tal monta que obrigou o líder do time, Jair da Rosa Pinto (Gênio da Bola e construtor de Pelé) a tomar uma atitude drástica visando a mudar estado de medo e de torpor que dominavam seus companheiros

Ventura Cambon, o treinador, não fez a preleção, ficou calado. Tomando-lhe o lugar Jair foi quem falou, agressivo, em tom de cobrança e em altos brados, a fim de chamar o elenco  à "responsa" e à reação

O discurso de Jajá, um libelo, autêntico esporro explícito de quinze minutos sobre os companheiros sem poupar ninguém (nem a si próprio), despertou o elenco para a importância do jogo, para o papel de cada atleta em relação à decisão e levou o Palmeiras ao título paulista!

Dono absoluto do jogo no 2º tempo, o Palmeiras só conseguiu chegar ao empate após os 15 minutos em jogada do próprio Jair que serviu na medida o centroavante Aquiles e ele fuzilou Mário, o goleiro bambi

Outra vez, mais uma vez, deu Palmeiras no peito, na raça e na moral, mas que foi difícil foi!!!

O título valeu como passaporte para que o Palmeiras disputasse no ano seguinte a Copa Rio e viesse a se tornar o primeiro Campeão Mundial interclubes da Fifa! O Palmeiras chegou lá por méritos, não por favor!!!

Mas, se mal pergunto me perdoem, por que a mídia nunca tocou nesse assunto? Por quê, nem mesmo no momento em que o Palmeiras reivindicava junto à Fifa o reconhecimento oficial da conquista? 

Ou vocês acham que a vetusta FPF e a antiga CBD dariam a vaga de graça aos "italianinhos atrasados e estúpidos", como se usava falar naquela época em relação ao Palmeiras e sua torcida?

Em 59, no Super-Campeonato Paulista, uma melhor de quatro pontos contra o Santos de Pelé. 

Após os dois primeiros jogos que terminaram empatados (1 x 1 e 2 x 2) o Palmeiras ganhou o jogo final -de virada- por 2 x 1 e o gol decisivo foi marcado por Romeiro, cobrando uma falta por cobertura no início do 2º tempo.

Dá pra imaginar como foi difícil segurar o resultado e o título contra um time que eu nunca disse que era o melhor do mundo porque existia, no mínimo, um igual, o Palmeiras de Júlio Botelho, Djalma Santos e Chinesinho!

Na Taça Brasil de 60 -exceção da regra- com a participação de 19 campeões estaduais e considerada por muitos como, efetivamente, o primeiro Campeonato Brasileiro, o resultado da decisão -ao menos desta vez- foi construído com facilidade. 

Após derrotar o Fortaleza no Estádio Presidente Vargas por 3 x 1 o Verdão, na volta, impôs aos cearenses impiedosa goleada de 8 x 2 em São Paulo, no jogo da volta.

Em 63 o Palmeiras ganhou o Paulistão também com folga estabelecendo seis pontos de diferença para o vice, o Bambi, e não houve confrontos ou um jogo específico de decisão.

Em 65 o Palmeiras venceu o Rio-São Paulo derrotando com facilidade o Botafogo, a quem a mídia sempre coloca em situação de superioridade histórica em relação ao Verdão, por 3 x 0. 

Em 66 o Palmeiras, voltou a ser campeão paulista. Após golear (5x1) o extraordinário time do Comercial em Rib.Preto (trabalhei como repórter nesse jogo), o Verdão, que tinha "gordura para queimar", perdeu o último jogo para o Curica por 0 x 1, mas ficou com o título estadual.

No entanto a Portuguesa com méritos e grandeza ajudou o Palmeiras derrotando o Santos e o time de Pelé não pode mais alcançar o Verdão na tabela de pontos ganhos. É claro que não foi fácil, mas os deuses do futebol estavam com o Verdão!!!

Em 67 a Copa do Brasil, (Campeonato Brasileiro) obrigou a realização de três jogos do Palmeiras contra o Grêmio nas semifinais com estes resultados: Grêmio 2x1, Palmeiras 3x2 e 2x1.

Nas finais o Verdão derrotou o Náutico (um dos maiores esquadrões já formados no Nordeste) em Recife por 3 x 1, mas PERDEU em casa o jogo final para o time pernambucano por 1 x 2. Apesar da decepção da derrota o Verdão foi proclamado campeão pelo saldo de gols!

Ainda em 67 o Palmeiras venceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, este que, na realidade, foi primeiro Campeonato Brasileiro Oficial. A final constou de um torneio que envolveu o Palmeiras, Curica, Grêmio e Inter.

No jogo derradeiro em que um empate bastaria, o Palmeiras derrotou o Grêmio por 2 x 1 e levantou a Taça.

Se isso ocorreu e era oficial por que, então, não falam que o Palmeiras é -de fato e de direito- o primeiro campeão nacional, mas o Galo Mineiro?

Por que a própria mídia se desmentiu, ela que havia proclamado e reconhecido o Palmeiras como o primeiro Campeão do Brasil, mas que passou a considerar um novo primeiro campeão quando mudou o nome da competição e o Galo a venceu em 1971? 

Respondo: 

Simplesmente porque embriagado por tantos títulos e conquistas o Verdão não fazia (não fez) "marketing" ou autopropaganda. O Galo aproveitou o descuido ocupou o vácuo e se autodenominou "Primeiro Campeão Brasileiro"! Embora diferente e errado, foi assim que ficou!

Em 1969, também no quadrangular final que definiu o Campeonato Brasileiro, o Palmeiras empatou em 0 x 0 com o Curica, em 1 x 1 com o Cruzeiro e derrotou o Botafogo por 3 x 1 no último jogo, ficando com o título pelo saldo de 2 gols contra 1 do Cruzeiro. Extremamente difícil e problemático! Por muito pouco, não deu!

Em 1972 o Verdão, jogando pelo empate, venceu -na justa conta-  um campeonato longo e difícil disputado em várias chaves com 26 participantes.

Empatou, na decisão jogada no Morumbi em 0x0 com o Botafogo de  Brito, Marinho Chagas, Zequinha, Jairzinho, Carlos Roberto, Fisher e outros grandes jogadores.

No Paulistão/72 o Verdão foi campeão invicto! Jogou pelo empate na decisão contra os Bambis e ficou no 0x0. O placar em si evidencia a dureza do jogo e da conquista.

Detalhe: Ao obter o título,o Palmeiras vingou-se dos bambis que no ano anterior, ajudados por Armando Marques (num dos maiores escândalos da história da arbitragem brasileira em todos os tempos), anulara um gol de cabeça legítimo de Leivinha sob a descarada desculpa de um suposto toque de mão.  

No ano seguinte, 1973, o Palmeiras de Brandão voltou a vencer o Brasileiro. Foi bicampeão superando 40 clubes que participaram da competição.

No jogo decisivo empatou em 0x0 com os Bambis no Morumbi, perante um público de 70 mil espectadores, considerado pequeno para uma decisão àquela época. O placar diz tudo em relação às dificuldades na decisão.

O Palmeiras só não venceu o Brasileirão subsequente, em 74, por ter cedido seis jogadores à Seleção Brasileira que disputou a Copa da Alemanha: Leão, Luis Pereira, Alfredo Mostarda, Ademir da Guia, César e Leivinha!

Em 74, decidindo o Paulistão, uma inesquecível e imorredoura vitória palmeirense sobre o Curica, 1 x 0, gol de Ronaldo Drummond. Eu estava lá e comentei esse jogo!

Nesse jogo o Palmeiras sofreu a maior pressão que já vi -em meus mais de 50 anos como cronista esportivo- um time sofrer dentro e fora de campo, mas, ainda assim, ficou com o título.

Alguns jogadores palmeirenses chegaram a sofrer ameaças antes e depois do jogo, mas ao final tudo acabou bem e o Curica dormiu na fila do Paulistão por mais algum tempo.

Em 1976 já com Dudu -que pendurara as chuteiras- como treinador, o Palmeiras decidiu o Paulistão contra o XV de Piracicaba e ganhou com enorme dificuldade. O magro 1 x 0 sobre o Nhô-Quim do comendador D'Abronzo, de Donah, Nardela, Benê e Paulinho constituiu-se numa tarefa extremamente difícil!

Depois disso o Palmeiras hibernou por vários anos e só voltou a ser protagonista em 1993, após 16 anos de jejum, montando um time espetacular em sistema de co-gestão com a Parmalat. Primeiro com Otacílio Gonçalves e depois sob o comando de Luxa, fez barba e cabelo vencendo o Paulista e outro Campeonato Brasileiro.

Na decisão do Paulistão enfrentou o Curica e após perder o primeiro jogo da final por 0 x 1, precisava, vencer o segundo para levar a decisão para a prorrogação. 

Após vencer, no tempo normal (3x0) o Verdão -com dificuldade- venceu na prorrogação (1x0), gol de Evair e sagrou-se Campeão Paulista pela 19ª vez.

Ainda em 1993 o Palmeiras ganhou outro Brasileirão, daqueles inchados com 32 participantes. 

Na final derrotou (2x0) o ótimo time do Vitória que tinha grandes jogadores como o goleiro Dida, Roberto Cavalo, Paulo Isidoro, Alex Alves (ele jogou depois no Verdão) e outros, após ter vencido a primeira partida em Salvador por 1x0. Narrei os dois jogos e posso garantir que esse título foi, relativamente, fácil!

Também em 93 o Palmeiras ganhou o Rio-São Paulo ao empatar com o Curica em 0x0. 
Detalhe: ironicamente, o Curica foi, outra vez um vice do Palmeiras e dessa vez, vice invicto! Mas que não foi mole ganhar realmente não foi!

O Paulistão de 93 foi um presente de Viola ao Palmeiras em face de seu desprezo manifesto ao Verdão ao imitar um porco quando do gol que marcou no primeiro jogo e que deu a vantagem aos gambás na decisão. 

Vanderley Luxemburgo usou a provocação de Viola como motivação e, no segundo jogo, o Palmeiras entrou em campo com atitude, venceu com a ampla vantagem de 4x0 e foi o campeão.   

O Paulistão de 94 foi conquistado em cima do Santo André de Jair Picerni. O Verdão, que jogava por um simples empate, ganhou por 1 x 0, gol de Evair aos 18 do 2º tempo. Viram como foi difícil, como é difícil e o quanto é difícil?

Já no Brasileiro o Palmeiras sagrou-se Bi em outra decisão com o Curica que, mais uma vez, foi humilhado pelo Verdão em finais. No primeiro jogo deu Palmeiras, 3 x 1  com dois gols e uma grande exibição de Rivaldo. 

No jogo final, com grandes dificuldades, o Palmeiras empatou após começar perdendo por 0x1. O que valorizou a conquista foi o fato de os dois jogos finais terem sido realizados no Pacaembu que a torcida curicana sempre teve como a sua própria casa!

Em 96 o título estadual foi decidido contra o Santos e o Palmeiras, finalmente, ganhou um jogo decisivo com alguma tranquilidade derrotando o Peixe por 2 x 0, no antigo Palestra Itália.

Nesse campeonato o Palmeiras teve o ataque mais realizador de sua história (102 gols marcados) e um time inolvidável: Velloso; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior; Amaral, Flávio Conceição, Rivaldo e Djalminha; Müller e Luizão.  

Na Copa do Brasil 98, dois duelos contra o Cruzeiro, cuja torcida sempre gosta de dizer que o Palmeiras é freguês. Ouço muito isto aqui em BH, mas quando se vai para os números as coisas não são bem assim!

Como o que vale é o que acontece dentro de campo, o Palmeiras de Felipão, mesmo perdendo o primeiro jogo em BH por 0 x 1, derrotou os mineiros no jogo de volta, com um inesquecível gol espírita de Oseas em cima da hora. Foi muito difícil ganhar aquele jogo, mas o importante foi que o Verdão ganhou!

Na Mercosul, também em 98, outra final em melhor de três jogos contra o Cruzeiro. Os mineiros só ganharam o primeiro (2 x 1). Perderam os outros (3 x 1 e 1 x 0) do Palmeiras de Veloso, Arce, Zinho, Pedrinho, Júnior, Paulo Nunes e Oseas. Teria sido fácil como se imagina hoje? Mas é claro que não!

Em 99 o título da Libertadores foi arrancado à fórceps, nos pênaltis (4x3), contra o Deportivo Calli da Colômbia. 

Em 2000 o Palmeiras foi o primeiro campeão da I Copa dos Campeões, competição que valeu para indicar mais um representante do Brasil na Libertadores. 

O Marketing palmeirense ainda não se manifestou e nem publicou o material que diz que o Palmeiras também é o primeiro Campeão dos Campeões do futebol Brasileiro, como já deveria ter acontecido...

Em decisão contra o Sport o Palmeiras ficou com a taça após derrotar os pernambucanos em Maceió por 2 x 1, gols de Asprila e Alberto, mas, como dá pra perceber, não foi nada fácil!

No Rio-São Paulo o Palmeiras foi o campeão da virada do século (ano 2000, ao bater fácil o Vasco no jogo final por 4 x 0, sem saber que, anos depois, também perderia de virada para o time cruzmaltino por 4 x 3 numa decisão da Mercosul, após estar vencendo por 3 x 0.

Após 2000 o Palmeiras ganhou um estadual em 2008 sob o comando de Luxa, derrotando a Ponte em Campinas por 5x0.

Foi a única vez em que  vi o Verdão encontrar moleza numa decisão, oportunidade em que Valdívia foi o melhor em campo e Kleber, Diego Souza e Alex Mineiro estraçalharam!

Vou até reprisar o time da decisão que deixou imensa saudade:  Palmeiras: Marcos (Diego Cavalieri); Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdivia; Kléber (Denílson) e Alex Mineiro (Lenny). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Em 2012, dirigido por Felipão e sem Valdívia na finalíssima, o Palmeiras ganhou invicto a Copa do Brasil do Coritiba, possivelmente pelo peso maior de sua camisa, em dois jogos muitos difíceis. 

No primeiro, comandado por Valdívia, venceu o Coxa na Arena Barueri por 2 x 0. 

No segundo, após estar perdendo por 1x0  empatou aos 20 do segundo tempo através de um gol de cabeça anotado por Betinho, após cobrança de falta de Marcos Conceição. Se não foi tão difícil, tampouco foi tão fácil!

O lado negativo desta conquista, para a qual o Palmeiras se mobilizou,  se dedicou e se empenhou de corpo e alma, foi a falta de atenção para com o Brasileiro que, implacavelmente, corria em paralelo.

O descuido redundou no iminente rebaixamento da equipe para a 2ª divisão, sobretudo após a estúpida decisão do presidente Tirone em ir buscar o então imaturo e inexperiente Gilson Kleina para tentar evitar a queda do clube para a segunda divisão! Deu no que deu!

Foi um tiro -daqueles de canhão- disparado contra o próprio pé e previsto com muita antecipação por este OAV que combateu a ideia da contratação de Kleina desde que foi anunciada!


Finalmente, em 2015, a última Copa do Brasil conquistada pelo Palmeiras sobre o Santos e definida nos penaltis, o que, por si só, evidencia as enormes dificuldades enfrentadas pelo Verdão!

CONCLUSÃO

Diante de tantos empecilhos que times anteriores de nossa história, anos luz melhores do que o atual, encontraram em quase todas as decisões e que mesmo diante de dificuldades extremas conseguiram superar será que pode haver motivos para tanto pessimismo neste 2016? 

Antonio Sergi parecia profetizar tudo ao conceber a letra do hino palmeirense.

"Quando surge o Alviverde imponente, no gramado em que a luta o aguarda, 
sabe bem o que vem pela frente, que a dureza do prélio não tarda"...

Foi mais além...

"E o Palmeiras no ardor da partida, transformando a lealdade em padrão, 
sabe sempre levar de vencida e mostrar que, de fato, é o Campeão".

Como não sou derrotista ou pessimista, alinho-me com ele!

E você?

COMENTE COMENTE COMENTE

60 Comentários:

  • Às 1 de novembro de 2016 às 04:51 , Anonymous Daniel Palestra disse...

    Alcides, texto enormemente esclarecedor, digno de um documento histórico, parabéns!!
    Não sou e jamais serei pessimista como muitos massa de manobra desta imprensa canalha e fdp.
    Seremos campeões apesar dos pesares e "elogios" constantes plantados pela imprensa provida de torcedores e contrários ao verdão.
    Domingo teremos um teste duro, em nossa casa, que ganhemos para ir a MG mais tranquilos.
    Poderíamos sim ter conquistado um resultado melhor na vila, más quis o destino que não fosse assim, paciência!!
    Contra o inter é jogão, sem Moisés é minha dúvida qto ao desempenho do time, más temos elenco e não podemos falhar.
    Avanti Palestra!!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 05:31 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Saudações Palestrinas!

    Existe uma máxima no futebol que se aplica muito bem ao nosso momento: “Em time que está ganhando, não se mexe”.

    Com um elenco extenuado devido ao final de uma dura temporada, nosso técnico Cuca resolveu fazer algumas alterações que infelizmente não estão dando certo.

    Experiências devem ser feitas na montagem do elenco ou no início do campeonato, nunca na reta final de uma competição na qual somos os líderes a poucos jogos de sermos campeões.

    Apesar da má fase do Jean e do Roger Guedes, a insistência em Fabiano, Allione e Rafael Marques é feita em uma hora imprópria.

    Somando as alterações frustradas com a falta de vontade de ganhar a partida contra o Santos, o resultado não poderia ser diferente.

    Apesar do bom primeiro tempo, onde poderíamos ter matado o jogo, o Palmeiras ficou devendo muito futebol; tudo por conta de um segundo tempo desastroso, tanto tática quanto tecnicamente.

    Gabriel Jesus infelizmente fez mais uma péssima partida, faltam no máximo cinco partidas para que ele vá embora; ele poderia terminar o campeonato como craque e artilheiro da competição, mas da forma que está jogando infelizmente isso não deve ocorrer.

    O primeiro tempo terminou dando a impressão de que poderíamos sair pelo menos com um empate na Vila, mas bastou iniciar o segundo tempo sem alterações e com uma preguiça gigantesca que todo o torcedor Palestrino ficou com uma pulga atrás da orelha.

    Por diversas vezes durante o jogo a nossa zaga abusou das ligações diretas, resultado da péssima partida do Jean e do fato de Moisés e Tchê Tchê estarem sobrecarregados na marcação; sentimos a falta de um volante marcador que poderia ter sido escalado no lugar do Allione, que realmente não apareceu durante toda a partida.

    Em uma jogada nas costas do contestado Fabiano, o adversário conseguiu chegar ao gol que sacramentou a nossa primeira derrota no segundo turno.

    Vinicius estreou debaixo das metas e não complicou, apesar de ter dado azar no lance do gol, não pode ser culpado pela derrota de forma alguma, muito pelo contrário, demonstrou segurança depois dos dez minutos iniciais.

    Após sofrermos o gol, o Cuca colocou Leandro Pereira, Rafael Marques e Cleiton Xavier, em uma tentativa clara de alçar bolas na área do adversário, o que irritantemente não deu certo, afinal não acertamos nenhum cruzamento.

    Final de jogo, perdemos de um adversário que até pouco tempo atrás era um dos nossos maiores fregueses e neste momento se tornou uma pedra em nossos sapatos.

    Apesar da derrota continuamos com uma ótima vantagem na liderança, mas não podemos vacilar de forma alguma na partida contra o Inter em casa, temos que vencer ou vencer!

    O sonho está muito próximo de se tornar realidade, basta fazermos o feijão com arroz, sem inventar, este é o momento onde o “menos é mais”.

    Um grande abraço!

    Vitão

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 05:38 , Anonymous Bruno disse...

    City consulta Verdão por Mina, que dá prioridade ao Barça em contrato
    Vínculo do zagueiro colombiano tem um cláusula de preferência pelo Barça em uma possível venda. Time inglês, no entanto, sonda Palmeiras por mais informações

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 05:40 , Anonymous Bruno disse...

    Depois de assegurar Gabriel Jesus, o Manchester City está de olho em outro destaque do Palmeiras. Desta vez, o nome vem de setor defensivo. Segundo publicou o jornal "Mundo Deportivo" na edição desta segunda-feira, os ingleses sondaram o Verdão para saber a respeito de Mina.

    A publicação afirma ainda que o City estaria disposto a desembolsar 30 milhões de euros (R$ 105,4 milhões), valor que o Palmeiras fixou em contrato para clubes adquirirem o defensor.

    No entanto, esse valor não é o mesmo para o Barcelona, uma vez que o clube catalão solicitou uma cláusula de preferência no contrato de Mina, quando o mesmo foi comprado do Santa Fé. Esse termo se deu porque a equipe blaugrana tinha o interesse de comprá-lo anteriormente, mas o emprestaria nos primeiros meses.

    Ainda de acordo com o "Mundo Deportivo", o Barcelona está ciente dos seguintes preços caso queira investir em Mina: até o fim desta temporada,
    9 milhões de euros (R$ 31,6 milhões); até o começo de 2018, 10 milhões de euros (R$ 35,1 milhões); antes de 2019, 12 milhões de euros (R$ 42,2 milhões).

    Ciente da preferência do Barcelona, Txiki Begiristain, assessor do diretor esportivo do Manchester City, já teria entrado em contato com cartola do Palmeiras para uma possível negociação.

    Mina chegou ao Palmeiras em maio deste ano e estreou pela equipe em 4 de junho, na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, na Ilha do Retiro. O zagueiro tem quatro gols no Brasileirão.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 05:45 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Como não existe bastidores no Palmeiras tanto é que temos 28 erros contras o canalha e fdp Milton Leite deita e rola/qdo zagueiros nossos colocam as mãos nas costas dos atacantes e eles dobram as pernas e o juiz marca falta, ele diz que foi inteligência do jogador, qdo é a nosso favor ele diz que nosso jogador se jogou... kkkkkkkkk
    Madonna!! Que cazzo deste canalha e fdp.
    Contra tudo e todos, seremos campeões!!
    Avanti Meu Palestra!!!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 05:53 , Anonymous Matheus São José do Rio Preto-SP disse...

    Jesus tá mal! Dudu tá mal! RG tá mal! Mas temos que jogar com esse trio porque RM, Leandro Pereira, Barrios, CX, Alecgordo e Fabiano nãããoooooooo.... Cucadiola!
    Assim vai matar papai...viu!!!!!
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 05:59 , Anonymous Anderson disse...

    Inter virá fazer a partida de sua "vida" domingo no Allianz Parque, meu medo é a não presença do nosso mais regular jogador Moisés, que o mar vermelho seja aberto por outro protagonista.
    Não podemos deixar a vitória escapar..em hipótese alguma...fortes emoções à vista.!!
    Madonna!!!
    Que sofrimento é este??

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 06:02 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Para não dizer que não falei de flôres:
    Quanta falta faz um 10 de verdade, quanta falta faz o Valdívia..não é mesmo?
    Com este com toda certeza já estaríamos no mínimo a 15 ptos a frente do 2º colocado.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 07:51 , Anonymous Elcio disse...

    Se o professor Pardal continuar inventado das suas, sei não!!!
    Imagino que está chegando a vez do Alecpança jogar, talvez até o Matheus Sales apareça nesse final.

    Não sou pessimista, estou alertando para as seguidas cagadas que o Mestre Cuca vem fazendo, devido a esssa idéia imbecil de dar oportunidade a todos 40 jogadores do elenco.

    Esses dias estava pensando, o Cuca está tratando o Palmeiras como um time de várzea, onde todos pagam para alugar o campo, e por isso tem o direito de jogar.

    Abraço

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 08:13 , Blogger Unknown disse...

    Nosso hino é lindo e quando interpretado fica nítido que a inspiração foi a Arrancada Heróica sobre os bambis em 1942.

    "em que a luta o aguarda"
    para o PALMEIRAS não é somente um jogo.

    "sabe bem o que vem pela frente"
    as falcatruas dos inimigos

    "Transformando a Lealdade em Padrão"
    já diz por si só

    "Sabe sempre levar de vencida"
    Mesmo quando perde tira uma lição

    "que de fato é o Campeão"
    Campeão sem asteriscos

    Alcides, com relação à propagandas, a mídia fez propaganda (talvez a partir de 77) que o gambá era o time que conseguia tudo difícil, muito pelo contrário esse time é, sempre foi e sempre será o PALMEIRAS. MARKETING PODERIA TRABALHAR TAMBÉM (há alguns vídeos na internet (by Gabriel Santoro, por exemplo) que mostram exatamente essa alma palestrina, essa dificuldade com que consquistamos as coisas, um dos que retratam isso é o vídeo Alma Copeira, que relata a conquista da Copa do brasil 2015, quem ainda não viu, vale a pena.



    Eu acredito o título está próximo, ainda não garantido, mas muito próximo.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 08:54 , Blogger Alexandre disse...

    O F.D.P. do gamba milton leite, soltou essa no jogo do Palmeiras: "Olha o Moisés, dobrou os joelhos é um belo de um ator" na imagem o lucas lima empurra o jogador do Palmeiras pelas costas, o narrador F.D.P continua: "Ouve o contato mas não foi o suficiente pra marcar a falta e para ele cair desse jeito", Maurício Noriega, fala a verdade: " Foi um empurrão pelas costas, falta clara, se eu fosse o Moisés cairia da mesma forma".

    Vai pa p. que pariu narrador de merda, a cada dia você se supera e mostra o seu ódio pelo Palmeiras, seu gambá F.D.P.

    Me perdoem pelas palavras, com esse narrador de merda não dá.

    Vaza Ali onde!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 09:09 , Anonymous Marco disse...

    Falta inteligência para uma boa parte da torcida do Palmeiras, que já deveria saber como atua a imprensa em relação ao seu time.
    Reproduzir e difundir notícias e comentários negativos só interessa a quem quer ver a perda da estabilidade e a da confiança no Palmeiras.

    Essa semana é a do Canto do Cisne para a imprensa Esportiva. Ela sabe que uma vitória domingo contra o Inter significa o final do campeonato. Jornalistas pilantras vão jogar todas as suas fichas para de uma forma ou de outra tentar atrapalhar a vida do Palmeiras e esperam contar com a ala juvenil dos torcedores que se julga realista e coerente.

    O que tinha que ser falado em termos de time, de elenco, de treinador, de diretoria e tudo a respeito do futebol do Palmeiras já foi falado. Não há mais o que fazer, a não ser a união de todos em busca de um objetivo comum e desejado por todos que é o título. O único fator que pode tirar do Palmeiras essa conquista e a falta de estabilidade emocional nos próximos jogos, especialmente na estratégica partida de domingo. Porém, a parte massa de manobra da torcida espalha pela internet o medo e a insegurança.

    O jogo de domingo tem que ter o clima e a preparação idêntica à final da Copa do Brasil 2015.
    Agora, não tem mais volta, ou ganha ou ganha!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 09:11 , Anonymous Marco disse...

    Qual o interesse em explorar notícias de venda de jogadores antes dos jogos decisivos finais?
    Jogador, seja quem for, pode ser substituído para a próxima temporada. O que interessa é que para este jogo com o Inter e para as partidas finais deste campeonato, todo o elenco estará à disposição do Palmeiras.

    Alguém leu ou ouviu notícias semelhantes em relação aos principais jogadores dos concorrentes?

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 09:15 , Anonymous Marco disse...

    Por que não tivemos polêmicas de arbitragens e muito menos comentários neste jogo contra o sardinha?
    No gol do Santos, fosse para o Palmeiras, iriam explorar que o centro avante fez falta no zagueiro?
    A penalidade sofrida pelo Dudu no segundo tempo, seria ignorada, como se ela não existisse?
    (imagens do lance já se estão na internet - mas para a imprensa, não aparece no resumo do jogo).
    E o banana do Noriega, dizendo mais uma vez que foi disputa por espaço! Só se for espaço na mente dele, que é vazia.
    Imaginaram se essa penalidade fosse cometida pelo Palmeiras e não marcada?

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 09:31 , Anonymous Torcedor Realista disse...

    Excelente post !!

    Temos que continuar a acreditar.

    O time tem que cooperar mais passando credibilidade a torcida

    Vamos buscar esse campeonato !

    Uma dica: Assistam o professô na espn

    vale muito a pena para nós palmeirenses

    https://www.youtube.com/watch?v=_O0C80n9q18

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 09:50 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Concordo com tudo o que escreveram aqui. Entretanto, NÃO concordo com o fato de nossos jogadores estarem extenuados. Se existe um time onde os jogadores DEVERIAM estar menos extenuados, este time é o Palmeiras, com seus 2367 jogadores ! Vejam o Barcelona, jogou domingo e vai enfrentar o City hoje à tarde !!! O seu Moisés vai ficar uns 20 dias sem jogar, por conta da suspensão do último sábado. E isso vale para muitos outros jogadores do elenco. Desse modo, se existe muito cansaço, essa FADIGA É POR CONTA DA (JÁ) HISTÓRICA PÉSSIMA PREPARAÇÃO FÍSICA/MÉDICA QUE COMUMENTE SE PRATICA NA ACADEMIA. Não consigo engolir os que passam a mão na cabecinha desses jogadores, por conta do inadmissível cansaço físico.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 10:02 , Blogger Unknown disse...

    Verde, vc é mesmo insuperável.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 10:34 , Anonymous Nei Verde disse...

    Alcides, belo comentário, acompanho tudo desde a taça Brasil de 1967, com radio na mão ouvindo o mais famoso locutor esportivo do radio brasileiro Fiori Gigliotti, com o reporte olho vivo Roberto Silva e o comentarista Mauro Pinheiro.

    Para os mais novos, sentir o que era um locutor Palestrino, é de arrepiar!!

    https://www.youtube.com/watch?v=qcLo53eRvbs

    Acrescento ao seu ilustre comentário as três conquistas da taça RAMÓN DE CARRANZA, 1969/1974 e 1975, nada mais nada menos em cima de Barcelona, Real Madri e companhia..!

    Realidade ou pessimismo?

    Pode ate ter alguém com a mesma ganancia por esse titulo do brasileiro, mas mais que que eu acho que não!
    Portanto não sou pessimista, e sim realista, como já disse em outras oportunidades temos mal um time, esta mais que evidenciado que nossos protagonistas DUDU, G. JESUS E MOISES, aliados com os coadjuvantes JEAN E GUEDES caíram muito de produção, juntando a isso as constantes besteiras do Cuca tanto nas escalações quanto nas substituições, se não esta bom com os protagonistas, imaginem com os hospedes do resort Xavier, Banana, R.Marques, Alecssandro e Barrios.
    Esta claro que o time além de não estar conseguindo jogar, se impor, esta omisso, se acovardando se escondendo atras desses cinco pontos que temos de vantagem, nota-se que ninguém quer dar a cara a bater de medo de errar, é ai que falta aquele jogador que assume o peso dos jogos e chama a responsabilidade para si.
    Por outro lado vemos nossos concorrentes, crescendo, e jogando muito melhor que nós, sem dizer que nossa sequencia é a mais complicada, Inter anal time dos quais não temos sorte nenhuma, lutando para não ser rebaixado, Botafogo jogando muito bem, o melhor time do segundo turno, fechando com o GaloGay que além do jogo ser lá esta jogando bem, e tem um elenco muito mais qualificado, Chapecó além de não cair mais esta com a cabeça na sul americana, Vitoria, apesar de ser fora, não é dos mais difíceis.
    Então vejam os senhores que além de estarmos com baixa produção, temos três adversários dificílimos, Podemos ganhar? Claro que sim! Mas para isso tem que jogar, ter raça, vontade, dar a cara para bater, fazer valer o mando de campo, fazer valer o peso da camisa, ou seja, fazer tudo que não vem fazendo nos últimos jogos.
    Sem contar que como disse o Alcides, para conquistar alguma coisa não basta ser igual, temos que ser muito superior.

    Isso é a realidade..!

    Vamos torcer e acender velas a San Genaro!



     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 10:54 , Anonymous Nei Verde disse...

    Na verdade o que vem acontecendo, é que os protagonistas caíram muito de produção, aliado as mexidas bisonhas do Cuca, inventando Allione, Fabiano...!

    Dracena, Egidio, Gabriel e Guedes vinham jogando bem e crescendo de produção, Cuca fodeu tudo quando os sacou do time e inventou Jean de volante.

    Nessa altura do campeonato, ultimas rodadas, é a hora do elenco forte, reservas a altura, mas o que temos é uma lastima, caras descompromissados, verdadeiros hospedes de resort, quando são chamados para entrar, pioram o time, tamanha ruindade e falta de vontade.(Allione, Xavier,R.Marques, Barrios, Banana, Alecssandro), é triste mais é realidade esse é o nosso elenco..!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 11:30 , Anonymous Jairo disse...

    Temos muitos técnicos aqui.
    Cuca está em primeiro.
    Cinco pontos á frente.
    Viva o cuca.
    Deixa o cuca aí.
    Fooonnnnn

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 12:36 , Blogger Unknown disse...

    Boa tarde, pessoal.

    Nos últimos dias até me afastei do blog, mas sempre lendo os comentários.
    O clima estava pesado, pesadíssimo.
    Pior: uma bola de neve, um comentário negativo empurrando o seguinte.

    O que é isso, minha gente!
    Ainda bem que o Alcides está chamando todos à razão!!!

    Perdemos quando "podíamos perder", jogando com o 3º goleiro, estreante.
    O gol do Santos foi quase uma sorte, bate-rebate.
    Poderíamos ter ganhado?
    Acho que sim, o primeiro tempo foi bom, mas o Cuca errou demais nas substituições.
    Nem por isso estamos ameaçados.

    É bom lembrar que há poucas rodadas tínhamos UM ponto de vantagem.
    Hoje temos 5.
    Poderiam ser somente 3, se o flalido tivesse ganhado.
    Não importa: temos uma rodada de vantagem, no final do campeonato.

    O que acho que vai acontecer:
    Na penúltima rodada, o Palmeiras vai se sagrar campeão em cima da Chape.
    E flalido e sardinhas vão jogar um clássico disputando quem vai ser VICE.

    Acalmem os ânimos, temos tudo pra sacolar o Inter, que está desesperado e VAI CAIR.
    Os adversários têm jogos difíceis, vão perder pontos.
    Vamos aumentar a vantagem.

    O jogo em BH contra o Atlético vai ser mais um jogo para "poder perder".
    Não se desesperem!
    Tenham fé porque essa taça é nossa!

    Alcides, parabéns pela excelente matéria!

    Um abraço VERDE E BRANCO!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 14:02 , Blogger Unknown disse...

    Moisés, perfeito , e olhe que dependendo do atlético MG, nem seja pra perder, podemos vence-los lá sim.

    Não concordo com os que comentam que caímos de produção e is adversários subiram, vamos ver no domingo....

    Sereia só faz ponto em casa, fra tá despencando e atlético vai focar na final da CdB.

    Quanto ao comentário do Nei Verde o Palmeiras é a melhor campanha do segundo turno ao lado do Botafogo,ambos com 31 pontos, Botafogo leva vantagem somente no quesito vitória.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 14:34 , Blogger ester abea disse...

    lindo, grande Alcides. Um portento de conhecimento futebolístico.

    Continuo achando que seremos campeões!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 14:36 , Blogger ester abea disse...

    grande Nei Verde

    quem ouviu Fiori Giglioti ouviu o melhor

    e tenho dito!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 14:37 , Blogger ester abea disse...

    concordo com os inteligentes Marcos e com o Moisés

    Vamos ser campeões!!!!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 15:17 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    De fato, o jogo de domingo deve ter preparação idêntica à utilizada quando da Final da CDB 2015.

    Os olhos devem estar ensanguentados e esbugalhados ! Os dentes, rangendo, rangendo, mordendo a faca !

    Isto porque:

    "Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,
    perder com classe
    e vencer com ousadia,
    porque o mundo pertence a quem se atreve
    e a vida é muito para ser insignificante".

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 15:19 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Cuca, copie e cole essa bela frase (que não é minha), e ofereça a cada um dos nossos jogadores !

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 15:21 , Anonymous Elcio disse...

    O Moises foi "perfeito" :), temos tudo para golear o Inter.

    Não vamos ser pessimistas, mas Alice no país das maravilhas é pesado.

    Nós temos é que fazer pressão para o Cuca mudar sua cabeça.
    Do contrário, vocês vão ver de quanto vai ser a goleada domingo.

    Eu tenho o seguinte pensamento, se está tudo bem, não precisa ficar babando ovo, é só tirar sarro dos adversários e está tudo bem.
    Agora, se estou vendo que existem coisas a serem melhoradas, eu vou dizer, porque é melhor avisar antes do que chorar depois.

    Depois de perdido, vocês não vão me ver aqui metendo o pau nos FDPs que perderam um campeonato mais fácil que 2009, aí, JÁ ERA!!!

    Espero que alguém leve o recado da torcida "pessimista" para o nosso Mestre Cuca.

    Abs

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 15:24 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Concordo, Elcio: O "amigo" é aquele que mostra os defeitos e não aquele que bajula. Para bajular e tapar o sol com a peneira, já temos nossas queridas vovós !

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 15:57 , Anonymous Marco disse...

    Tudo tem sua hora, tem seu momento. Condição clara, óbvia, mas de difícil entendimento para parte da torcida.
    O elenco está definido, o treinador é esse com seus erros e seus acertos. O momento é de definição e ninguém dentro do Palmeiras vai ficar dando atenção ao que acontece fora do time, até porque se fizesse isso, teria que considerar opiniões de todos os lados, divergentes entre si.

    Para a torcida não há o que fazer, a não ser apoiar o time na reta final do campeonato. Criar clima de derrotismo e pessimismo é papel de juvenil, que só contribuiria para a campanha da imprensa de desestabilização emocional da equipe.

    Não é uma questão de ser contra ou a favor a qualquer jogador ou a um esquema tático, mas de perceber que não é hora de ficar falando para o vento e contaminando o ambiente.
    Logicamente, a torcida pode e deve manifestar sua opinião a favor de um ou de outro, mas não pode ficar pregando que o time líder do campeonato com cinco pontos de vantagens, tendo cinco partidas pela frente, é uma porcaria, pois, traduzindo, isso é, na prática, que querem dizer. Qual a utilidade, qual o benefício para o Palmeiras que este comportamento doentio pode trazer na disputa deste título?

    As torcidas dos nossos concorrentes, mesmo estando em grande desvantagem na competição, publicamente esbanjam confiança e se envolvem na campanha da imprensa de incentivo ao seu time, enquanto o palmeirense (parte deles) faz questão de “brigar” com Deus e o mundo para “provar” que seu time não merece ganhar o campeonato!!!!

    Comparado aos concorrentes que disputam a edição de 2016 do campeonato brasileiro, o Palmeiras é o melhor time e tem tudo para ser campeão. Precisa e deve encarar com a máxima responsabilidade possível, vencer seus jogos e depois pensar o que vai fazer em 2017. Nisso, a torcida deve ter grande participação, repetindo o que fez na Copa do Brasil 2015, onde carregou o time para o título. Será que é tão difícil perceber esse quadro?

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 16:35 , Anonymous Campeão disse...

    Grande Marco, parabéns, vc matou a pau.
    Participo pouco do blog mas leio todo dia. Por causa disso quero te dizer. Pare de dar pérolas para certos porcos. Eles não entendem e não dão valor a essas coisas. Só entendem mesmode polêmicas e discussões porque estão sempre querendo brigar para se afirmar ou destacar o próprio ego.
    O mundo tá cheio de moleques de rua que envelheceram mas que são piores do que eram quando novos. Apanharam muito continuam apanhando mas não conseguiram ainda entender o verdadeiro sentido da vida. Não sei se você pensa como eu mas to percebendo que tem gente se armando até os dentes para atacar depois do Brasileiro quem neste momento inteligentemente não faz o jogo da mídia e sabe que este não é o momento ideal para críticar. Estão esperando o Palmeiras perder o campeonato e por dentro torcem para isto para baterem no peito e falar assim EU NÃO DISSE? EU NÃO FALEI? EU NÃO PREVENI? VOCES SÓ SABEM MESMO ELOGIAR E PUXAR O SACO.
    Ô Marco com a sua licença e a devida vênia do Alcides o dono do blog que a gente sabe trata o Palmeiras com amor e se sacrifica para trazer todo dia alguma atração eu quero mandar os críticos de plantão que tem a coragem de vir ao blog pode ser até um jornalista infiltrado à PQP. Não tá dando mais para aguentar. Corte esses caras meu caro Alcides, por favor.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 17:16 , Anonymous Marcelo Camargo disse...

    De fato, pelo texto fica fácil perceber que quase nunca tivemos vida mansa nas conquistas. O que só as abrilhanta, apesar do sofrimento.
    O que entendo do atual momento, é que nosso histórico nos anos 2000 é um tanto pobre e se pensarmos em termos de Brasileirão, piora ainda mais, pois não o conquistamos a 22 anos.
    É esta falta de canecos que faz com que a torcida enxergue monstros, perseguições etc. Como acredito muito em um ciclo virtuoso para os próximos tempos, devido à fase boa do time, competência administrativa - que terá sequência com o novo presidente -, dinheiro para contratações específicas e o grande trunfo, a nossa Arena, esta deficiência será superada e desde já não tem como nos imaginarmos protagonistas em todos os torneios de 2017. Já pensaram que beleza se conquistarmos dois ou três taças no ano que vem?
    Sem querer ser chato, nas descrições das conquistas, em 1996 não houve final contra o Santos. Chegamos à última partida com o título assegurado. E a final que perdemos para o Vasco, na Mercosul, foi antes de 2000 e não anos depois. Creio que em 1999. Parabéns pelo texto. Marcelo

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 17:19 , Anonymous Nei Verde disse...

    Sou Palmeirense, estou mais do que ninguém na torcida para ganharmos o titulo mas não retiro minha opinião, afinal estamos aqui para cada um falar o que acha? ou para escrever os que os outros querem ler?
    Assim como respeito a opinião de vcs, que acham que esta tudo maravilha, respeitem a minha em achar que não!
    Senhor campeão dar a sua opinião falar o que você acha e sente não é ser moleque, ser moleque e mal educado a criticar a opinião alheia por não concordar com a sua!
    Marcos, tenho minha opinião formada a respeito de Palmeiras, e jamais sou induzido por imprensa, eu falo o que eu sinto.
    Sou realista, não vivo de sonhos e nem ipo teses, dos concorrentes ao titulo o Palmeiras é o que apresenta o pior futebol, e o que tem a sequencia mais difícil, pode superar e ser campeão? claro que pode! mas se entrar em campo, e apresentar e jogar o que vem jogando, vai ser muito difícil, a pressão esta grande pelos 23 anos, tinha que estar jogando mais, e lembrem-se, os outros concorrentes são meros atiradores, pela campanha, pela posição na tabela, quem tem mais a perder é o Palmeiras, e isso pesa muito.
    Deem suas opiniões mais respeite a dos outros, ninguém esta aqui torcendo para o Palmeiras perder, quero que jogue bem e ganhe, pois precisamos e muito desse titulo, mas não me iludo, conheço esse time como a mim mesmo..!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 18:04 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    Palmeiras será campeão brasileiro de 2016 em seu estádio! Podem ter certeza e podem escrever!!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 18:42 , Blogger Unknown disse...

    A final da Mercosul foi em 2000 mesmo.

    O Palmeiras chegou em 3 finais seguidas da Mercosul 98/99 e 2000

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 18:58 , Anonymous Marco disse...

    A Mídia Palestrina foi criada pela própria imprensa. O torcedor palmeirense sentiu a necessidade de acompanhar seu time sem ter que se sujeitar à má vontade, sem a má intenção do jornalismo tradicional. A cobertura negativa sobre o Palmeiras e a intenção clara de implantar sempre o “quanto pior melhor” existente na imprensa tradicional foi a grande causa que motivou muitos palmeirenses a criar espaços alternativos para o acompanhamento do seu time.

    No caso deste blog, o OAV – Observatório Alviverde, esse propósito foi mais forte ainda, pois teve como principal motivo de criação a análise dessa cobertura sobre o Palmeiras e combate a ela, por meio de esclarecimentos de seus frequentadores, acompanhados do devido debate.

    O blog se tornou referência e também um formador de opinião. Seus leitores participam dos debates e retransmitem pelas diversas redes sociais os conceitos e fatos que encontram aqui.

    Além disso, é de conhecimento de muitos aqui que jornalistas frequentaram e frequentam o espaço em razão de serem motivos de comentários e avaliações, tanto do editor, quanto dos participantes.

    Considerando tudo isso, acabaria sendo ilógico que o blog adotasse o mesmo comportamento que tanto criticou, que tanto critica e que motivou sua criação. Análises e criticas dentro da realidade são aceitáveis e necessárias, mas repetir a postura agressiva, negativa, derrotista da imprensa não tem o menor sentido. Com certeza absoluta, o objetivo de ninguém aqui é denegrir a instituição S.E.Palmeiras e, quando isso estiver ocorrendo, de forma inconsciente, torna-se necessário abordar o problema, para que nós do OAV não façamos o mesmo que a imprensa tradicional faz em relação ao Palmeiras.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 19:07 , Blogger Unknown disse...

    Essa final da Mercosul foi a maior virada que já vi.
    Pena que foi contra a gente...

    Estava vendo com um amigo vascaíno.
    No primeiro tempo enchi a cabeça dele de tapa, zuei muito!
    No segundo tempo o cara queria me espancar, hahahah

    Maldito Felipão retranqueiro que achou que o Romário não era de nada...

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 19:11 , Anonymous Marco disse...

    Para concluir esse assunto, pensei em uma comparação que evita a digitação de um texto longo e que torne bem objetiva a explicação.

    Esta fase final do campeonato brasileiro é como um salto de paraquedas.
    O Palmeiras fez sua inscrição, fez o curso preparatório, fez todos os testes, exames, aulas teóricas, fez saltos com o instrutor e foi para o avião para o primeiro salto isolado.
    O time está no mesmo momento em que o paraquedista saltou e está em voo livre.

    Não há mais nada o que discutir sobre o que deveria ter sido feito, como deveria ter sido a preparação e qual paraquedas escolher.
    Por mais lógica, realismo, razão que tenha qualquer avaliação, argumentação ou pensamento sobre o que deveria ter sido feito, no momento do voo livre, não adianta mais. Não é mais hora, não é mais momento, não vai servir para nada. Só vai perturbar o controle emocional do paraquedista.

    Agora, o paraquedas tem que ser acionado e abrir. Depois que abrir, é pousar tranquilo.

    É confiar no equipamento para que tudo termine bem como começou!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 19:18 , Blogger Unknown disse...

    Nei, relaxe!

    Todos sabemos que você quer o melhor para o Palmeiras.
    E que não aguenta ver certas coisas e sofrer o mesmo que já sofreu outras vezes.

    Nem tudo que queremos comunicar vai no texto, às vezes é normal haver interpretações diversas das que tivemos quando escrevemos.
    Uma palavra mal colocada, uma vírgula, pode mudar muita coisa.

    Tenha fé... mesmo com os defeitos (e são muitos), chegaremos lá!
    Aquele abraço!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 19:24 , Blogger Unknown disse...

    Perfeito comentário Marco. Eu, com certeza, tenho criticas ou divergências em relação ao time atual, mas não quero ficar criticando neste momento e muito menos falar de contratações e "demissões"....

    Domingo a torcida está preparando uma linda festa , e o time merece, outra coisa quando Paulo Nobre deu a polêmica entrevista, entendi que foi no momento exato do campeonato... Vocês tem duvidas quanto a isso?????

    O fra estava naquele momento a 1 ponto do Verdão , agora esta a 5, e o Galo (que estava a 3) está a 7....


    Pensem mais nos acertos antes de criticar.

    Abraços...

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 19:30 , Blogger Unknown disse...

    Permitam-me discordar de um assunto que foi falado nos últimos dias.
    Eu quero, sim, que o contrato do Cuca seja renovado.

    Foi o melhor treinador que tivemos em muito tempo.
    Pegou o time desacreditado, desclassificado, com a moral lá no pé, e mudou a cabeça de todos.
    O time é praticamente o mesmo daquela época, mas vejam a diferença!

    Já errou muito (o principal deles foi descartar a CdB), mas quem não erra?
    Os acertos foram muito superiores!
    Treinador e jogadores, treinador e diretoria, vejam se tem atrito...
    Estamos em paz como há muito tempo não se via.

    A única coisa que realmente me preocupa é o gramado.
    Se o gramado estiver bom, teremos um 2017 glorioso, podemos ser campeões de tudo, no mínimo finalistas.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 19:32 , Anonymous Marco disse...

    Pessoal, o problema não está aqui no OAV. Aqui neste blog temos a oportunidade de debater e expor nosso pensamento. Acabamos sendo formadores de opinião, por isso os comentários.

    A postura de torcedores que critiquei está espalhada por toda a Mídia Palestrina e é usada (incentivada) pela imprensa.

    Conforme escrevi acima, essa semana é a do Canto do Cisne do jornalismo esportivo. Eles sabem que uma vitória do Palmeiras no domingo é, na prática, o final do campeonato.

    Por outro lado, sabem também que com uma derrota, ela imprensa e parte da torcida se encarregarão de tirar o Palmeiras da disputa, mesmo continuando líder e dependendo só de suas forças para ser campeão.

    Por isso, vão apostar pesado e nós por aqui temos a obrigação de levantar esse problema.

    Tenho certeza de que no domingo à noite, o clima será o pior possível nas redações e programas esportivos.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 19:41 , Blogger Unknown disse...

    Isso mesmo, Marco!
    Quando a diferença subir para 7 ou 8, faltando 4 rodadas, vai ter muita gente por aí sem assunto pra escrever, hahahaha

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 20:04 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Nei (quase sempre concordo com suas críticas e o teor delas), Marco (deste, é sempre muito difícil discordar), Moisés (que não é o que levantaria a taça, fosse eu o "treineiro" da SEP) e Emanuel, SAUDAÇÕES!
    Estive ausente uns dias (por problemas pessoais e de saúde), mas voltei e quero aqui jogar um balde de água fria nos pessimistas. Por que? Porque sabia que seríamos derrotados na Vila. Assim como sei que seremos também derrotados aqui em BH, no belo, aconchegante e perigoso Horto, no embate ante os Galináceos. Poxa! Depois destas, onde estariam os pessimistas então? Hahahahah!
    Brincadeiras à parte, estas são derrotas computáveis a quem quer e que será campeão. Vamos vencer Inter, Chapecoense e Botafogo. Pronto! Ainda que percamos dois pontos diante do Inter (acho até possível, hoje) nada será desesperador, pois ainda somos líderes com uma vantagem absurda de CINCO PONTOS e esta diferença, ninguém tira em CINCO JOGOS. Anotem isso. Sei do drama, sei do que a imprensa diz e sei o quanto já colaboramos para isto, mas este brasileirão de 2016 É DO PALMEIRAS!
    Antes que eu me esqueça, PVC é o "jornalista" diria futebolista, porque só domina, e muito mal, um único esporte, mais DESPREPARADO da TV brasileira. PÉSSIMO profissional. DESPREPARADO. Fraco. Repito DESPREPARADO!

    PS: Aliás, porque será que o Mauro Beting, estreante no EI, homenageou a todos da FOX em sua mensagem de despedida no UOL (até os subalternos) más sequer, mencionou o nome (ou sigla, alcunha, pseudônimo, sei lá o quê) deste sujeito?
    Abraços a todos e uma ótima noite de véspera de feriado.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 20:15 , Anonymous Claudio de MG disse...

    #UnfollowESPNDia31 por que não vingou?
    Sempre fui, e sempre serei, um dos maiores inimigos dos esquerdistas, "Lulistas", "Marxistas", insufladores e derrotistas daquele antro. Não assisto, não sigo, abomino, detesto aqueles caras e fiquei motivado ao ver a "campanha" verde anti "ELES", más parece que não vingou. Uma pena!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 20:19 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Repito: DESPREPARADO!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 20:29 , Anonymous Claudio de MG disse...

    STJD (hahahahahahh) "julgou a invasão de campo e briga de torcedores no "clássico" (entre aspas porque não considero aquilo um dérbi) Fla X Flu. Resultado: Punição de HUM MIL (isto mesmo) R$1.000,00 aos clubes, porque os infratores foram identificados. Nada mais. É brincadeira, ou será preciso mais?

    VERGONHA!!!!!!!!!!!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 21:11 , Blogger Alexandre disse...

    Claudio, esse STJD só prejudica o Palmeiras.

    Some Ali onde!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 21:13 , Blogger Unknown disse...

    Cláudio seja bem vindo de volta e com paz e saúde (paz ao Palestrino seria utopia??? Kkk).

    Acredito que vamos vencer o galo em BH, time sem tática.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 21:35 , Anonymous Nei Verde disse...

    Obrigado Moises, grande abraço!!

    Percebo que aqui você não pode dar sua opinião, tem que mencionar o que eles querem ler.
    Sr. Campeão, continue por aqui, quero lhe conhecer melhor, ofender as pessoas de longe pela internet é coisa de covarde, vou guardar bem essa sua colocação.
    "O mundo tá cheio de moleques de rua que envelheceram mas que são piores do que eram quando novos. Apanharam muito continuam apanhando mas não conseguiram ainda entender o verdadeiro sentido da vida"

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 21:36 , Anonymous Claudio de MG disse...


    Alexandre, também detesto este Alione (maldito, único, primeiro, Argentino sem RAÇA). Por que, ora bolas, ele ainda é escalado? Mistérios!!!! Deixemos isto pra lá e que cobremos depois, ok?

    Emanuel, grato pelas boas vindas. Acho que não venceremos o Galo no Horto, mas também acho que este resultado não nos fará falta. Seremos campeões GANHANDO em casa. Anote!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 21:40 , Anonymous Nei Verde disse...

    Bom retorno Claudio, Palestrinos escolados fazem falta!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 21:56 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Grande Nei Verde. Abraço!
    Estou de volta.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 22:01 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Emanuel, que a paz do Senhor esteja com você.
    Acho que não venceremos o Galo, mas, mesmo assim seremos campeões na rodada 37. Saudações!!

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 22:14 , Blogger Dinho Maniasi disse...

    O técnico na ocasião já não era o Felipão, era o Marco Aurélio.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 22:29 , Anonymous Marco disse...

    Esse jogo com o Vasco foi muito estranho

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 22:32 , Anonymous Marco disse...

    Não se esqueçam de um ponto muito importante. Palmeirense é muito emocional e muitas vezes é preciso mudar o discurso para que a emoção não atrapalhe a razão. Não é uma questão de estar certo ou errado, mas de perceber o momento que estamos vivendo.
    O mais importante de tudo e o que deve contar por aqui: não existe má intenção, ao contrário do que observamos na imprensa.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 22:36 , Anonymous Anônimo disse...

    Uma aula de palestrinidade. Obrigado, Alcides por esse blog.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 22:38 , Blogger Dinho Maniasi disse...

    Minha conta é diferente.

    Fomos campeões brasileiros em 1994.

    O último campeão brasileiro foi no ano passado, ou seja 2015.

    O Palmeiras será campeão agora em 2016, então...

    São 20 anos e não 22 de intervalo entre nossos títulos nacionais.

     
  • Às 1 de novembro de 2016 às 23:06 , Anonymous Elcio disse...

    Por sorte, dediquei esse final de dia a tomar uma cerveja com colegas e falar sobre futebol, lógico.
    Agora, um pouco embriagado, me deparo com texto do caro Campeão.
    Mellll Deussss.
    Não tenho palavras.
    Talvez amanhã.
    Será que sou um dos porcos que recebem perolas do Marco?
    Vou dormir pensando nisso.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial