Observatório Alviverde

20/09/2017

NA MAIOR ILICITUDE DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO PELÉ PREJUDICOU VALDEMAR CARABINA E O PALMEIRAS, MAS ISTO A MÍDIA NÃO CITOU E NEM CONTA!



Se o futebol profissional fosse verdadeiramente um ESPORTE, eu apoiaria o discurso que a mídia (com uma ou outra exceção) adotou, após o lamentável episódio do gol de braço de Jo, domingo contra o Vasco.

Entretanto o futebol (faz tempo) não é mais esporte mas um JOGO, jogo, aliás, de tantos interesses escusos que acabou transformando o vaziíssimo discurso midiático pelo "fair-play", em "conversa pra boi dormir"...

Sem nenhuma razão e completamente ao arrepio da ética, a maior parte da mídia está promovendo um autêntico "festival" de h-i-p-o-c-r-i-s-i-a, cujo objetivo parece ser aquele de desviar a atenção da opinião pública dos costumeiros favorecimentos ao Curica, time o qual ela tanto protege!

Por tudo isso, rasgo agora o véu diáfano da hipocrisia, doa a quem doer, ou agrade a quem agradar (sou convicto de que não vai agradar) para dizer o seguinte:

Apesar da imensa raiva que me causou o vergonhoso gol de Jo, verdadeiro acinte...

 Malgrado toda a ira que senti e sinto em face dos contínuos favorecimentos ao Curica, cada vez mais abertos, escancarados, abusivos e absurdos...

Mesmo com toda a influência definidora que o lance impôs na tábua de classificação, catapultando ainda mais o Curica, (que não consegue ganhar nada limpo, sem mácula e sem jaça), em direção ao título...

Com toda a influência negativa descomunal que esse gol tenha tido em relação às derradeiras perspectivas de o Palmeiras poder brigar pelo Bi...

Com tudo e por tudo, não vejo como deixar de dizer que o oportunista Jo (dentro e fora de campo) acertou em usar o braço para fazer o gol.

Não, não o chamem de aético, desonesto, marginal ou coisa assim, mas reconheçam que ele apenas cumpriu uma obrigação profissional para com o clube que o tem sob contrato, e o paga, regiamente, ao final de cada mês.

Seu erro foi aquele de antecipar e garantir publicamente que teria aderido ao "jogo limpo" após o lance que houvera vivenciado com Rodrigo Caio do SPFC em que foi beneficiado, passando a cobrar condutas semelhantes de companheiros e adversários.

O primeiro a ser cobrado forte por Jo foi o palmeirense Keno por não salvar uma expulsão do volante Gabriel, do Curica, vítima da falta de visão de arbitragem que o confundiu com o verdadeiro autor da infração. 

Só que na primeira oportunidade em que JO poderia -ele próprio- dar o exemplo, fraquejou completamente ou, na gíria do futebol, "pisou na bola"!

O chamado "jogo limpo" que a hipocrisia midiática insiste e persiste impor ao futebol, é, antes de tudo, um devaneio, uma quimera, ou, ainda, em melhor definição, uma fantasia.

Todos os jogadores que vestem a camisa de um clube de futebol profissional e entram em campo representando uma torcida, todos eles querem ganhar, se propõem a ganhar e lutam para ganhar os jogos, nem que seja honestamente!

Eles sabem, perfeitamente, que as confrontações entre os clubes, mormente entre os que têm mais rivalidade, rolam sob condições especiais, nas quais cada jogador, por exigência de seu clube e da torcida têm sempre de ganhar, no mínimo, empatar, mas perder nunca. Não existe substitutivo para essas situações!

Isso, normalmente, leva os jogadores ao desgaste e ao estresse, sobretudo os responsáveis e aqueles que têm brio profissional.

Quem, afinal, desconhece que a cobrança sobre eles é imensa,  desproporcional e que se as vitórias não vierem perderão os seus empregos e serão sumariamente dispensados.

Em razão da obrigatoriedade de vencer, penso que os jogadores não têm a obrigação da prática do "jogo limpo" porque, na verdade, ninguém joga limpo. Essa parece ser uma regra em que não há exceção.

Para coibir o "jogo sujo", a deslealdade e o descumprimento às leis do jogo existem os árbitros, os bandeiras, as regras, os tribunais... 

Ou você acha que Rodrigo Caio (ou qualquer outro jogador) procuraria o árbitro para dizer que, ao salvar uma bola, ela já estava dentro do gol?

Duvido!

Ou você acredita que se Caio (ou qualquer outro jogador) tocasse a bola com a mão dentro de sua própria área ou se lá mesmo derrubasse um adversário, ele procuraria o árbitro para se acusar e confessar que cometeu as infrações?

Sou convicto de que não!

Ou você acredita que se Dorival Júnior ordenasse que ele caísse em campo dissimulando uma contusão para ganhar tempo ou para promover uma substituição (flagrante ato de quebra de "fair-play") ele se recusaria?

Tenho certeza absoluta de que não!

Se tivesse de cobrar uma falta ao final de um jogo e seu time estivesse precisando ganhar tempo para garantir um resultado ele a cobraria rapidamente e daria seguimento imediato ao jogo?

Mas é claro, é óbvio que não!

Quando os atletas recorrem às costumeiras simulações de contusões (são inúmeras e contam-se às dezenas em cada jogo) também não fica caracterizada uma completa falta de "fair play"?

Quem pode negar?

E, no entanto, não apenas os clubes brasileiros mas os times de todos os lugares do mundo recorrem ao estratagema.

Mas disto a imprensa não trata, simplesmente não toca e finge desconhecer o assunto.

Meus amigos...

A conclusão a que chego é aquela de que os jogadores são (devem ser sempre) livres para agir da forma que queiram em campo, com ética ou sem ética...

Não que eu apoie os transgressores, mas porque entendo e considero que (na real) o "fair-play" no futebol não passa de utopia e de um jogo de interesses, aproveitados muitas vezes pelos próprios transgressores.

Para encerrar quero relatar a maior ilicitude já cometida na história do futebol brasileiro. Claro que o grande prejudicado foi o Palmeiras!

Isso, porém, a imprensa não toma conhecimento e nem pensa em divulgar, mesmo tendo ido buscar, para justificar o caso de Jo, um exemplo antiquíssimo envolvendo Nilton Santos "a enciclopédia", que a história do futebol considera o maior lateral esquerdo de todos os tempos, ocorrido em 1962 na Copa do Chile.

Em um jogo contra a Espanha, ao perceber que derrubara um adversário dentro de sua área e cometera um pênalti, Santos deu dois passos à frente induzindo o árbitro a interpretar que o lance ocorrera fora da área.

O caso do Palmeiras remete a um fato lamentável perpetrado por Pelé, "O Rei" considerado o maior jogador do mundo de todos os tempos, em um Palmeiras x Santos disputado no Pacaembu em 1958.

Para que vocês, mais novos, tenham uma ideia, Pelé nunca foi essa vestal que a imprensa tanto proclama...

Até e pelo contrário foi um jogador que usou muitas vezes a esperteza para enganar os adversários e principalmente, o recurso da violência, tendo quebrado algumas pernas na carreira.  

Entre elas está a de Procópio Cardoso Neto, que reside aqui em BH, ex técnico, ex-zagueiro da primeira academia e até hoje um grande torcedor do Verdão!

Pois Pelé, que a imprensa tanto incensou e promoveu em detrimento do palmeirense Mazola que, ao menos para mim, jogava tanto quanto "o Rei" (vi os dois jogarem), cometeu contra o Verdão a maior ilicitude em campo que  pude constatar em mais de 50 anos de carreira.

Rolava o clássico válido pelo campeonato paulista de 1958, quando, após um cruzamento em direção à grande área do Palmeiras, Pelé agarrou-se no braço de Valdemar Carabina.

Carabina tentou desvencilhar-se do agarrão sem conseguir, enquanto Pelé simulava estar sendo seguro por ele, sempre gritando para que o árbitro ouvisse até que atirar-se ao chão.

Esteban Marino, árbitro uruguaio famoso que militava no futebol paulista àquela época, ludibriado pela farsa, não teve dúvidas e apontou para a marca fatal, enquanto Carabina, revoltado, precisou ser contido por seus companheiros.

Em vez de falar na fraqueza de caráter do santista naquele episódio, a mídia preferiu dar destaque à esperteza de Pelé.

Como então, agora, querem falar em ética em um esporte, digo, em um jogo nunca teve, não tem e nunca terá ética! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE

24 Comentários:

  • Às 20 de setembro de 2017 às 02:40 , Blogger Ita Souza disse...

    Boa noite.

    Discordo de vc apenas em um quesito.

    VC escreveu : "na verdade, ninguém joga limpo e essa parece ser uma regra em que não há exceção."

    Me lembro que o Craque Alex quando jogava no Palmeiras escorregou, se não me engano, na área de um adversário e o árbitro marcou penalti para o Palmeira.

    O craque Alex disse ao juíz que não foi penalti e o juiz voltou atras e o desmarcou.

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 07:35 , Anonymous Marco disse...

    Caro Alcides,

    Muito oportuno e esclarecedor para muitos o texto que o OAV publica hoje.
    Permita duas observações:

    1 – Toda essa polêmica aconteceu em função do personagem envolvido ser o Jô, jogador que demonstrou comportamento sujo ao atacar jogadores do Palmeiras no episódio Gabriel, cobrando dos jogadores palmeirenses em entrevistas e, durante um programa da RGT na presença do palmeirense Dudu, “atitude ética”. Ninguém da imprensa levantou a questão de que o jogador Keno não tinha condição de avaliar quem o puxou por estar de costas. Keno e os jogadores palmeirenses foram colocados como desonestos pelo atacante, que por característica prefere simular penalidades do que tentar as jogadas, como fez duas vezes nesse jogo com o Vasco. Esse jogador falou demais, acusou companheiros de profissão, foi demagogo no caso Rodrigo Caio. Apareceu para ele a oportunidade de colocar em prática o que ele defendeu publicamente, mas mostrou somente como é hipócrita. Caso não tivesse falado tanto, caso não quisesse ser moralista, tudo não passaria de mais um lance onde seu time foi beneficiado.

    2 – A segunda observação é sobre o que realmente deveria ser o foco das discussões de futebol no atual momento. O erro grosseiro, grotesco, absurdo cometido pelo árbitro e, principalmente, pelo auxiliar mostraram a todo público esportivo que existe um direcionamento da competição. O time oficial da imprensa está em queda técnica e apesar da vantagem considerável de pontos na tabela, mostra insegurança e medo de perder a competição. Era a hora de agir e quando isso ocorre a ajuda chega. Os julgamentos do STJD com punições muito diferentes para os mesmos casos, erros grosseiros de arbitragem e a suspensão de árbitros e auxiliares que não rezam pela cartilha indicam que o campeonato deve ter determinados rumos. O “suborno psicológico” aos árbitros e auxiliares se faz pela pressão sobre eles, tanto por parte da imprensa (cúmplice em toda a história), quanto pelas punições que recebem quando não correspondem em campo. O efeito disso acontece em toda a competição, pois o beneficiado atua sempre mais tranquilo em campo e, por consequência, tem rendimento maior. Sabe que, quando precisar, estará amparado!

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 11:02 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Compartilho com a opinião do Marco, e acrescento: A questão não é exatamente o Fair-Play. Difícil exigirmos tal conduta dos jogadores de Futebol, que praticam um JOGO. Especialmente quando trata-se de um gol ! O que é inadmissível, estapafúrdio e caricato é esse mesmo jogador, após a partida, e bem depois dela, ainda manter sua versão falsa, ilegítima e hipócrita. Ter fair-play é uma coisa. Não ter caráter É OUTRA COISA !

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 11:34 , Anonymous Rosemiro disse...

    Perfeito, Alcides!!

    O futebol, como a política neste arremedo de país chamado Brasil, são movidos por interesses escusos,e absolutamente CORROMPIDOS!!

    O que mais me impressiona na questão envolvendo os imundos da marginal, é a VERGONHOSA ATITUDE DA ASQUEROSA MÍDIA PAULISTANA, a pior de todas, como sempre o Alcides afirmou!

    Podem perceber, e é até bem claro, só não enxerga quem não quer, que a mídia usou o vergonhoso lance, para INOCENTAR o time da marginal! Segundo os nojentos parciais da mídia, devidamente capitaneados e orientados pela MALDITA E ESCROTA EMISSORA CÂNCER(que manda e desmanda no futebol brasileiro a muito tempo e agora tem ainda mais poderes), o time do Lula é vitima da "falta de tecnologia" e não protagonista de um acintoso e escancarado roubo!!

    É verdade!! Podem constatar!!

    Estão colocando o gol "ROUBADO" como uma consequência pelo fato de ter ou não "arbitro de vídeo"

    A que ponto estes malditos chegaram!! Aviltante, achincalhador, ofensivo e debochante!!

    Ou seja, os gambás são VÍTIMAS do que ocorreu, e não os autores!!

    Os patifes parciais da mídia, citam o erro( não tem como questionar) mas ISENTAM de culpa O CLUBE MAIS SUJO DO BRASIL, e seu atleta!!

    E não se fala mais no caso Keno X Jô, que tanta indignação causou aos ARAUTOS DA HONRADEZ E DA DECÊNCIA da nefasta e corrupta mídia paulistana!

    Eu estou perplexo!!

    É o poste mijando no cachorro!!

    JÁ PENSOU SE FOSSE O PALMEIRAS, na mesma situação do time imundo( liderando o campeonato) que tal fato tivesse ocorrido( gol ilegal)?

    Seríamos denunciados na LAVA JATO, e pediriam uma investigação na Crefisa, na WTorre, fechamento do Alianz, etc!

    Seríamos protagonistas de longa reportagem no jornal nacional da emissora maldita, e quiça também seríamos tema de minisséries sobre corrupção no futebol!!

    Mexeriam em nosso passado,levantariam defuntos, denunciaram supostos esquemas, etc!

    Podem apostar que seria exatamente assim!!

    NOJO, ASCO E REVOLTA! SÃO MEUS SENTIMENTOS ATUAIS!!

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 13:23 , Anonymous Nei Verde disse...

    Na verdade, é que boleiro que atua por uma sujeira constante que é o time gamba, que é empregado dessa instituição podre, não pode falar e nem cobrar moralidade em lugar e momento algum, foi o que aconteceu com Jô, falou em imoralidade de Kenon, mas se esqueceu que é empregado do time que sobrevive da sujeira, e que a qualquer momento, poderia provar do próprio veneno.
    Mas num conjunto geral, eu acho que a culpa é nossa, e de quem permite essas imoralidades, pois antes de cada competição de cada temporada tem reuniões, assinaturas de contratos e regulamentos.
    -A culpa é de quem aceita punição de brigas de torcida mesmo em jogo que não é mandante.
    -De quem aceita cotas de TVs disparadamente menores, mesmo sendo o maior mercado e o maior ganhador.

    -De quem aceita escalas de árbitros que nos persegue a anos, e não se manifesta com atitudes nenhuma.

    De quem aceita em seus domínios, em sua casa, reportes e representantes da imprensa que lhe subestimam todos os dias.

    SÓ VAI MUDAR O DIA QUE NOSSOS DIRIGENTES DESCOBRIREM QUE SOMOS O MAIOR, E COBRAR O RESPEITO MERECIDO A NOSSA HISTÓRIA.

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 13:55 , Anonymous ROSEMIRO disse...


    Perfeito Nei!!

    Concordo integralmente!!

    Mas podemos tirar nossos "porquinhos" da chuva!!

    Os parvos , ineptos, entreguistas e vendilhões dirigentes da SEP, jamais irão peitar e enfrentar os vagabundos da imprensa!

    O único que fez isso foi Paulo Nobre!!

    Para ilustrar sua indagação, se você abrir agora, neste instante, o portal UOL BAMBI, do grupo folha,adivinhe o que vai encontrar? No minimo uma ou 02 duas matérias de duplo sentido ou abertamente provocativas. Parecem sérias e normais, mas na verdade são provocações acintosas e escancaradas, e depreciativas ao Palmeiras.

    Se abrir agora, lá você vai achar uma chamada informando que os dirigentes do Palmeiras adiaram a visita a FIFA para recuperar o status de Mundial da Copa Rio 1951. Ou seja, levantaram uma questão inútil, provocativa, que quer afirmar que a Copa Rio não é um mundial, e ainda tripudiar sobre a capacidade de gerenciamento do clube!!

    É OU NÃO É PROVOCAÇÃO PURA E ESCANCARADA?

    SÓ NOSSO PARVOS E INEPTOS DIRIGENTES NÃO ENXERGAM, OU NÃO QUEREM ENXERGAR!!


     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 17:00 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Prezzdo Ita

    Naquele lance específico o Alex teve "fair-play" e até, acredito, em outros que desconhecemos.

    Mas e as vezes em que ele fez cera? Eu já o vi fazendo cera e retardando o início dos jogos diversas vezes em todos os times que defendeu, Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro.

    Outras vezes vi ele dando sequencia ao lance mesmo com um adversário caído.

    Isso tudo também não faz parte do jogo limpo?

    Na verdade o "fair-play" só é praticado quando interessa zo seu autor.

    Parece que, finalmente, encontramos uma regra que não tem exceção!

    Ou vc continua discordando deste escriba?

    Abs (AD)

    AIS DEMAIS PARTICIPANTES...

    PARABÉNS A TODOS QUE COMENTARAM PELA RIQUEZA DE IDEIAS E PELA FORMA COMO AS EXPUSERAM.

    ESTOU MUITO ORGULHOSO DE VOCÊS PELO NÍVEL E PELO STATUS QUE EMPRESTAM A ESTE OAV.

    VALEU,,, (AD)

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 17:26 , Blogger Unknown disse...

    SETENTA E CINCO ANOS de Arrancada Heroica!

    "O Palestra morreu líder; o Palmeiras nasceu campeão!"

    ORGULHO DE SER PALMEIRENSE!!!

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 19:20 , Anonymous Elcio disse...

    Só para parabenizar a todos.

    Hoje todos os texto "di catiguria".

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 23:11 , Anonymous Elcio disse...

    Não adianta pedir para contratar o 10 do Barselona porque na mão do Cuca ele vai jogar de ponta direita, como o Guerra.

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 23:12 , Anonymous Elcio disse...

    Nem o centroavante

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 23:14 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Barrios, vice artilheiro da Libertadores, acabou de marcar para o Grêmio. Seo Cuca, CHUPA !!!!!

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 23:15 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Ano que vem falarei: Borja, mais um gol ! Chupa, SEO Cuca ! Até quando? Até quando essa farsa !!!???

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 23:28 , Anonymous Elcio disse...

    Futebol brasileiro ja acabou faz tempo.
    Só tem competição entre nós.

    Você vê esse timeco do Barselona joga e da gosto.

    Os caras jogam o dutebol que eu aprendi a admirar.

    É triste.

    Eles podem até perder, mas já me impressionaram.

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 23:43 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Acabou, SEO Cuca! Grêmio semifinalista, com gol de Barrios !! Te pergunto SEO CUCA, quando vosmecê vai fazer um time no Palmeiras, e PARAR DE DESTRUIR !!!!???

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 23:44 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Se toca, Rapaizzzzz !!! Minha tolerância está a ZERO COM VOSMECÊ, SEO CUCA !!!!

     
  • Às 20 de setembro de 2017 às 23:56 , Blogger Duende Verde disse...

    Barcelona paraguaio será campeão da Libertadores 2017!!!

     
  • Às 21 de setembro de 2017 às 08:14 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Os times saem fora do Brasil totalmente desprotegidos!
    Fagner do curintia.

    Kkkkk, seria cômico se não fosse trágico. O time deles está acostumado a ser protegido. Bem vindo à realidade Fagner.

     
  • Às 21 de setembro de 2017 às 12:31 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    um pouquinho fora do tema:

    --SCCP fora ????????????????

    ---Santos defenestrado ?????????????

    4a feira maravilhosa

    KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!

     
  • Às 21 de setembro de 2017 às 12:35 , Anonymous MestredosMagos disse...

    SOBRE O JÔ

    Só vejo um erro e não é moral ou ético.

    FOI ERRO DO JUIZ DE LINHA QUE ESTAVA A 1 METRO PRATICAMENTE DO LANCE E NÃO MARCOU.

    O juiz de linha estava a 1 metro e se aqui desse para postar imagem, todo mundo ia ver.

    Esse fato passou batido pela imprensa e por muitos torcedores.

    O Jô não tem nada coim isso e nem os gambás, então fumo pro outros times.

    A CULPA FOI DO JUIZ DE LINHA.

     
  • Às 21 de setembro de 2017 às 12:54 , Anonymous Nei Verde disse...

    Um amigo conhecedor de futebol me disse:

    -Cuca não é tático, é um técnico apenas motivador.

    -Quando a sua motivação encaixa em um bom elenco, da certo. Ex. Galo e Palmeiras.

    -É técnico somente para uma temporada, mesmo quando ganha não se pode repeti-lo para temporada seguinte, ele mesmo sabe disso!

    Depois de sua volta, ele ainda não conseguiu encaixar nada, muda constantemente de jogadores, e esquema, não se vê nada ensaiado, trabalhado é tudo no improviso ou na individualidade, cada jogo ele tenta armar uma coisa diferente, sempre o oposto do obvio, defesa marca mal, meio de campo perdido ai atacante nenhum funciona, as vezes, na habilidade do Dudu,e na velocidade de Guedes e Kenon, ou na raça do Willian sai alguma coisa.
    Não consegue tirar qualidades dos jogadores, seus esquemas são pobres, jogadores que não tem boa individualidade, ou rapidez não funciona com ele, F.Melo, Guerra, Borja, Barrios..etc..
    Insistir com ele, é perda de tempo.

    Acho que meu amigo esta certo.

     
  • Às 21 de setembro de 2017 às 13:43 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Estão publicando, como certo, que Wewerton, o goleiro, e Lucas Lima, já estão contratados para 2018.

     
  • Às 21 de setembro de 2017 às 18:51 , Anonymous Elcio disse...

    Deus nos livre disso.
    Aliás, primeiro nos livre do treineiro.

     
  • Às 21 de setembro de 2017 às 19:19 , Anonymous Elcio disse...

    Eu avisei laaaaa atrás.
    A família dele estava fazendo ele perder o bonde.
    Iria perder o melhor momento da carreira e nao o recuperaria mais.
    Voltou, vai ganhar dinheiro, mas daqui para a frente, é ladeira abaixo em termos de prestígio profissilnal.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial